Tecnologia e Telecomunicações

A tecnologia é hoje o motor de evolução de todos os negócios e setores. Novos serviços, mais informação, automatização de processos e digitalização da experiência de Cliente, são tendências transversais e incontornáveis.

Tecnologia e Telecomunicações

A tecnologia é hoje o motor de evolução de todos os negócios e setores. Novos serviços, mais informação, automatização de processos e digitalização da experiência de Cliente, são tendências transversais e incontornáveis.

O setor da tecnologia e das telecomunicações tem tido uma evolução extraordinária nas últimas décadas e com ela tem revolucionado a forma como comunicamos, fazemos negócios e a forma como vivemos a nossa vida.

Novos desafios e tendências prometem continuar a transformar este setor:

Novas tecnologias e digitalização, são meios para a diferenciação da experiência do Cliente e a transformação dos processos de negócio, potenciados por novas tecnologias como as redes 5G, soluções IoT (internet of things), a utilização de inteligência artificial e machine learning, implicando novos sistemas e novas competências nas organizações.

A “luta” pelo cliente continua a ser uma prioridade nestes setores com elevados custos de angariação. Uma estratégia focada no cliente, na sua jornada e experiência, numa aposta na comunicação digital, na disponibilização de novos serviços e de uma estratégia multicanal consistente, são fundamentais para manter uma base de clientes fieis e gerar rentabilidade.

Desenvolvimento de parcerias, quer seja como parte do core business (ex: rede de vendas, instaladores), quer como forma de entrar em novas áreas de negócio, são fundamentais para gerar valor para o cliente, diferenciar a oferta e desenvolver novas fontes de receita e rentabilização dos investimentos efetuados.

Novos modelos de negócio

Identificação da oportunidade de negócio, análise de mercado e estudos de viabilidade económica e técnica, testes de aceitação de serviços pelos consumidores, avaliação de níveis de investimento, acompanhamento do desenvolvimento e elaboração da estratégia de marketing.

Digitalização de processos

Identificação, mapeamento e redesenho do processo, com base em novas plataformas tecnológicas. Definição dos requisitos técnicos e funcionais, bem como interdependências, timings e custos do projeto. Acompanhamento e gestão de projeto de implementação com equipas internas ou externas.

Redesenho e digitalização da Experiência Cliente

Análise da jornada de cliente, identificação de áreas de melhoria e desenho da nova experiência de cliente. Definição dos requisitos, do projeto de implementação em termos de custos, timings e dependências. Acompanhamento da implementação e gestão de projeto.

Gestão de canais de distribuição

Definição da estratégia de gestão de canais de vendas online e físicos (lojas, vendas diretas, porta-a-porta, call centers), politicas de remuneração e incentivo de vendas, programas de certificação e formação, politicas comerciais e ofertas a clientes.

Retenção e fidelização de Clientes

Identificação do ciclo de vida de cliente, desenvolvimento de programas de fidelização e de upgrade de valor, integradas na estratégia de CRM. Identificação dos motivos de churn (perda de clientes), desenvolvimento de ações preventivas e de retenção de clientes.