Automóvel

O setor Automóvel vive dias de mudança. Os modelos tradicionais estão em risco, mas as oportunidades são cada vez maiores e múltiplas.

Automóvel

O setor Automóvel vive dias de mudança. Os modelos tradicionais estão em risco, mas as oportunidades são cada vez maiores e múltiplas.

A influência do digital na indústria e na mobilidade está a levar a mudanças estruturais e ao redesenho dos negócios e das formas de vida. Clientes com maior maturidade e um conhecimento do produto muito superior ao passado e que resulta da dinâmica digital. Os desafios ambientais com aposta nos carros elétricos, colocam pressão sobre o mercado da distribuição, das empresas de financiamento automóvel e Renting.

A estratégia atual passa pela redução de custos, adaptação às novas regulamentações, gestão da capacidade de produção e gestão de inventários. As mudanças na indústria serão impulsionadas pelo cliente e novos “parceiros de estilo de vida” – os seus dispositivos digitais. O carro do Futuro será parte de um ecossistema que proporciona valor ao cliente através da mobilidade, comunicação e informação. Novos concorrentes estão a entrar neste ecossistema com processos completamente diferentes, diferentes ciclos de vida de produto e canais de clientes. Os clientes estão bastante mais informados e o processo de escolha e seleção é feito online.

As empresas de financiamento automóvel e de renting enfrentam hoje novos desafios que obrigam a repensar o seu modelo de negócio e os seus processos internos. Só um robusto e claro conhecimento do mercado e dos seus clientes, assim como perceber as tendências, permitirão adotar estratégias mais eficazes de “Go-to-Market”.